Todo projeto pedagógico revela a imagem que temos das crianças. Nós, membros do Knowledge For the World, ao aprofundar nossos estudos acerca da infância, desenvolvemos a imagem de uma criança plena. Mas o que isso quer dizer afinal? Entendemos que a criança é competente, ativa, crítica e, portanto, desafiadora. Que possui um corpo que é inseparável da mente e que já bem cedo consegue atribuir significados ao que vivencia. Nesse sentido, ela não pode ser tratada a partir da lógica constante de um “devir”. Ela já é um sujeito histórico, com uma cultura própria, com um modo de ser e estar no mundo que lhe são característicos.
Sendo assim, na educação infantil e no ensino fundamental anos iniciais (Ensino Fundamental I), apostamos em um projeto educacional de proximidade e que ofereça à criança as sensibilidades e potencialidades desta etapa que é única na formação infantil. Acreditamos em um projeto escolar com tamanho equilibrado, cuja convivência em comunidade seja convergente com o olhar individual e próximo de cada criança.
Acreditamos também em um projeto autoral, cuja produção de materiais e conteúdos tem a experiência da própria comunidade como ponto forte, evitando a importação de conceitos de sistemas educacionais industrializados.